domingo, 19 de julho de 2009

Técnicas de radar espacial para mapeamento terrestre



Empresários na ESA's Business Incubation Center, nos Países Baixos têm utilizado a tecnologia de radar da agência de sensoriamento remoto por satélite Envisat para desenvolver um compacto radar de alta resolução que pode monitorar terrenos e construções a partir de pequenas aeronaves.

O radar pode monitorar estruturas tais como barragens, portos, canais e edifícios, o que conduz a mapas para o planejamento urbano, território de vigilância e de atualização cadastral. Vários vôos durante o mesmo local podem detectar mudanças entre as imagens, revelando movimentos que poderiam afetar estruturas.

"Como nosso sistema é compacto, pode ser montado em pequenas aeronaves não tripuladas ou em aviões monomotores, como o Cessna 172. Isso facilita a ter tantas fotos de produtos ou áreas em terra, na medida do necessário, a um custo muito menor que as tradicionais pesquisas ", explica Adriano Meta, inventor do radar e diretor do MetaSensing, a empresa começou a fornecer o serviço.

A principal vantagem do sensor é que pode ser feita em pequenas aeronaves. Em comparação, volumosos radares convencionais exigem grandes aviões, enquanto sistemas laser precisam de mais tempo para ter imagens de alta resolução, e são, portanto, muitas vezes mais caro voar em helicópteros com sistema laser.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário