sábado, 6 de junho de 2009

Reciclagem Extrema



Um plano piloto inaugurado ontem, em Barcelona, Espanha, está testando um avançado sistema de apoio a sustentação da vida, várias tecnologias que poderão um dia ajudar na reciclagem de resíduos de produtos essenciais e fornecimento dos alimentos, água e oxigênio para os seres humanos que viverão na superfície da Lua ou Marte.

Melissa, abreviação para Micro-Ecological Life Support System Alternative, é um ecossistema artificial para recuperar alimentos, água e oxigênio a partir de resíduos (fezes e urina), dióxido de carbono e sais minerais. O laboratório irá ajudar no desenvolvimento de tecnologia para um futuro sistema de apoio a longa estadia de humanos em missões de exploração espacial, por exemplo, para uma base lunar ou de Marte.

Hephaestus Fossae



Uma câmera de alta resolução da Mars Express da ESA Orbital obteve imagens de Hephaestus Fossae, uma região cheia de crateras e sistemas de canais.

Hephaestus Fossae fica a cerca de 21° Norte e 126 ° Leste sobre o Planeta Vermelho. Se estende por mais de 600 km sobre o flanco ocidental do Elysium Mons na região da Utopia Planitia.

Obtida em 28 de Dezembro de 2007, as imagens têm resolução de um terreno com cerca de 16 m / pixel. Elas mostram que a região tem canal de sistemas de origem desconhecida.

As imagens cobrem 170 x 80 km ², uma área quase tão grande quanto Montenegro. A superfície é principalmente lisa, e é coberta por várias pequenas crateras 800-2800 m de diâmetro. Crateras menores estão espalhadas por toda a região.