quinta-feira, 28 de maio de 2009

Close de um Supermassivo





A partir de dados do observatório XMM-Newton (X-ray Multi-Mirror Mission), da Agência Espacial Europeia, astrônomos conseguiram investigar com detalhamento inédito o buraco negro supermassivo da galáxia 1H0707-495 a partir de dados obtidos em meados nos anos 90.

"Agora podemos começar a mapear a região imediatamente ao redor do buraco negro", diz Andrew Fabian, da Universidade de Cambridge, que chefiou a observação e análise.

A análise estatística dos dados revelou um certo lapso de tempo de 30 segundos entre as mudanças na luz de raios-X observados diretamente, e as observadas na sua reflexão a partir do disco. Este atraso no eco ativado refletindo a dimensão da região a ser mensurada, o que leva a uma estimativa da massa do buraco negro de cerca de 3 a 5 milhões de massas solares.

Saúde dos Oceanos



Com a ajuda de um satélite em órbita, os pesquisadores têm conduzido a primeira análise global da saúde e da produtividade das plantas do oceano.

Usando a Resolução Moderada Imaging Espectrorradiômetro (MODIS) no satélite Aqua, da NASA, os cientistas mediram pela primeira vez remotamente a quantidade de luz emitida por fitoplâncton e avaliar com que eficiência as plantas microscópicas transformam a luz solar e nutrientes em alimentos através da fotossíntese.

Agora que eles têm os seus primeiros dados, este método deve permitir que cientistas mantenham efetivamente um olho sobre a saúde dos nossos oceanos.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Agora é o espelho do telescópio: Como limpar?

Este é mais trabalhoso

Limpando uma ocular

Um tutorial de como fazer a limpeza desta peça importantíssima

Lançamento da Soyuz TMA-15



Três astronautas, um belga, um canadense e um russo, decolaram nesta quarta-feira do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) na nave Soyuz rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), cuja tripulação permanente passará a ser de seis pessoas.