Ann Arbor, Mich, 17 jun (UPI) - E.U. cientistas dizem ter detectado a primeira prova direta de descargas elétricas que ocorrem em Marte.
Investigadores da Universidade de Michigan disseram que encontraram sinais de descargas elétricas durante tempestades de poeira sobre o planeta vermelho, seriam “relâmpagos secos”, disse o Professor Chris Ruf.
"O que vimos em Marte foi uma série de grandes descargas elétricas causadas por uma grande tempestade de poeira", disse Ruf. "Obviamente, não houve chuva associada à descargas elétricas em Marte. Contudo, as possibilidades são emocionantes."
Atividade elétrica nas tempestades marciana tem importantes implicações para a ciência, disseram os investigadores.
"Ela afeta a química atmosférica, habitabilidade e preparativos para a exploração humana. Poderá ainda ter implicações para a origem da vida, tal como sugerido pelo experimentos na década de 1950", disse o professor Nilton Renno da universidade do Departamento de Atmosféricas, Oceânicas e do Espaço Ciências.
"Marte continua a nos surpreender", disse Michael Sanders, gestor de sistemas de pesquisa e tecnologia no National Aeronautics and Space Administration's Jet Propulsion Laboratory e um investigador envolvido no estudo. "Cada novo olhar para o planeta nos dá novas perspectivas".
As novas descobertas sairão na próxima edição da revista Geophysical Research Letters.
United Press International
Nenhum comentário:
Postar um comentário